Home
O Escritório
Áreas de Atuação
Blog
Contato


(17) 981022193
contato@mateuskruger.com.br
(17) 981022193   contato@mateuskruger.com.br
Blog
O salário pode ser penhorado?

Regras do Código de Processo Civil
quinta-feira, 2 de julho de 2020

Compartilhe:


O salário pode ser penhorado?

 

Estabelece o Código de Processo Civil que são impenhoráveis os vencimentos, os subsídios, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadorias, as pensões, e os honorários dos profissionais liberais.

 

Com o avanço legislativo, o salário não é mais integralmente impenhorável.

 

Portanto sim, o salário pode ser penhorado. Quando se tratar de dívida alimentar, não importa o valor do salário, pode ser penhorado, desde que se respeite 50% do montante líquido percebido pelo devedor.

Quando a origem da dívida não for alimentar o salário somente pode ser penhorado quando o valor líquido ultrapassar cinquenta salários mínimos.

 

No entanto, para os Ministros do STJ, a regra da impenhorabilidade absoluta pode ser mitigada conforme o caso, podendo ser excepcionada “quando o montante do bloqueio se revele razoável em relação à remuneração (...), não afrontando a dignidade ou a subsistência do devedor e de sua família”.

 

Conforme demonstrou o Min. Paulo Sanseverino, ao relatar o acórdão do REsp 1.514.931/DF, deve-se analisar o caso concreto para verificar a pertinência de excepcionar a regra da impenhorabilidade e, assim decidiu:

 

Controvérsia em torno da possibilidade de serem penhorados valores depositados na conta salário do executado, que percebe remuneração mensal de elevado montante. 2. A regra geral da impenhorabilidade dos valores depositados na conta bancária em que o executado recebe a sua remuneração, situação abarcada pelo art. 649, IV,do CPC/73, pode ser excepcionada quando o montante do bloqueio se revele razoável em relação à remuneração por ele percebida, não afrontando a dignidade ou a subsistência do devedor e de sua família. 3. Caso concreto em que apenhora revelou-se razoável ao ser cotejada com o valor dos vencimentos do executado.”






Veja mais posts

quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Homem que teve a linha clonada por estelionatário que acessou WhatsApp e pediu dinheiro a contatos será indenizado pela operadora e o Facebook.
Responsabilidade civil
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Pré-candidato a vereador deve excluir de redes sociais comentários ofensivos contra concorrente
Para juiz de SP, político "não deveria perder tempo com provocações em redes sociais, mas sim, se dedicar ao debate de ideias"
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
Testemunha de reclamação trabalhista que mentiu em depoimento é condenada por ma-fé
Testemunha é condenada em reclamação trabalhista por litigância de má-fé após mentir em juízo.
terça-feira, 28 de julho de 2020
PENHORA DE RECEBÍVEIS DE CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO
Técnica visando a efetivação do cumprimento da obrigação




(17) 98102-2193
Rua XV de Novembro, 27 - Centro
Guapiaçu - SP - CEP 15110-000

Veja a localização no mapa
Todos direitos reservados . 2019
Desenvolvimento Solearts